Visitas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Crítica Extensiva: Dragon Ball GT - Episódio 4: Procurado! Goku é um Criminoso?

Vamos lá avançar com isto. Eu gostei deste episódio, confesso. Teve mais a ver com o que um verdadeiro episódio de Dragon Ball realmente é. Tem acção, lutas, o aparecimento de um futuro adversário de peso... Enfim, ainda não superou as expectativas, mas soube-nos agradar bastante. No entanto, ainda há coisas a apontar, e se esta série tivesse sido boa, eu não tinha este trabalho todo para criticar cada um dos episódios. Vamos então principiar o episódio 4, intitulado "Procurado! Goku é um Criminoso?"

O episódio começa com os nossos três heróis a observar a nave ser levada pela equipa de reboque. A perplexidade de Trunks é tão grande que até deixa cair o pequeno robô que lhes tinha comido o Radar do Dragão. É então que Goku tem uma ideia para os apanhar: usar a Shunkan Idou, a técnica de deslocação instantânea que tão bem conhecemos. Claro que os ladrões da nave não estão tão longe, e não é como se os nossos heróis não soubessem para que lado tinham ido (já para não falar que o reboque deixou um gigantesco rasto no deserto que eles podiam muito bem seguir a voar). Mas por alguma razão, precisávamos de introduzir a técnica nesta série, e nada melhor do que uma situação em que não podiam perder tempo para o fazer.
Pan prende o robô na mochila e então os três preparam-se para se deslocar instantaneamente para o lugar onde a nave se encontra. Só que a técnica não funciona, e após uma segunda tentativa, Trunks especula que tal acontece porque como Goku se tornou pequeno com a Dragon Balls, ele não é capaz de fazer a técnica... Hã?

"Isto está tudo ao contrário. Até nós."

Esta explicação não faz sentido nenhum. O uso da Shunkan Idou nunca tirou tanta energia a Goku. Ele somente necessita de sentir um Ki e pode deslocar-se sem grandes problemas. Não tem nada a ver com o tamanho da pessoa que a executa. Se assim fosse, ele não seria sequer capaz de voar ou mesmo transformar-se em Super Saiya-jin. Mas isto já sou eu a especular...
O trio lá decide ir atrás deles à boa maneira antiga. Enquanto isso, temos a oportunidade de conhecer melhor o rei de Imegga: Don Kia está a comer um parfait quando os seus guarda-costas Gel e Sheela surgem para relatar a recuperação da nave dos heróis. Ao que parece, a nave não tem qualquer valor, e o rei decide que o melhor será desmontá-la e vender as peças a um ferro velho.
Nessa noite, Goku, Trunks e Pan esgueiram-se no palácio e após terem enganado a segurança, começam a conversar e a perguntar-se por que raio o rei queria roubar-lhes a nave. É então que Goku descobre a nave com grande facilidade, e os três tentam ser o mais silenciosos possível enquanto se aproximam. Contudo, apesar de todo o cuidado, uma lata atirada por um dos guardas acerta na cabeça da Pan, fazendo-a chorar. Bem, a lata devia ser de ferro ou de chumbo, para fazer a pequena chorar. Uma lata vazia mal tem peso, e se a atirarmos à cabeça de alguém, nem um galo provoca. Como é possível fazer chorar uma rapariga que ainda por cima tem sangue Saiya-jin?
Ao menos Trunks e Goku conseguem calá-la a tempo. Só que nesse mesmo instante, uma pedra cai na cabeça de Trunks e fá-lo cair para trás. A queda afecta o robô que está na mochila de Pan, e os bips que provoca denuncia a posição dos três. Eles então não têm outra escolha senão lutar contra os guardas para recuperar a nave. E é aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Apesar dos guardas não darem luta, é bom ver os nossos heróis fazerem aquilo que sabem fazer melhor, e isso fez o episódio ficar mais interessante.
Pan apodera-se de um veículo de reboque, e Goku liberta a nave. Trunks junta-se a eles, e durante uma cómica cena em que a pequena conduz o veículo horrivelmente, Gel e Sheela tentam travá-los, lançando um raio laser em conjunto, que Goku deflecte com o seu Kamehameha. A onda de energia acaba por sair disparada pelo ar, sendo deflectida por outro dos guarda-costas de Don Kia, que parece ser bem mais forte que Gel e Sheela. O indivíduo (de seu nome Ledgic) de alguma forma reconhece os invasores como Saiya-jins, mas nada faz para os perseguir. Depois de todas estas peripécias, o trio consegue então escapar do palácio com a nave.
Don Kia fica furioso, acabando por insultar os seus guarda-costas. Contudo, Ledgic não gosta do comentário do rei, e encara-o seriamente, amedrontando-o. Felizmente para Kia, as câmaras de vigilância captaram os rostos dos invasores, e este engendra um esquema para não os deixar escapar do planeta.
No dia seguinte, o trio deixa a nave bem escondida no deserto e regressa à cidade para comprar as peças que necessita. Mas desta vez há algo de estranho nas pessoas: toda a gente foge deles quando os vê. Os três ficam confusos, até que Trunks repara em algo que, por alguma razão, não tinham reparado quando chegaram à cidade, uma vez que é algo que está espalhado pelas paredes.

Pelos vistos, também há pistoleiros em Imegga.

É verdade. Há cartazes de "Procurados" colados em todos os lados, tudo porque eles recuperaram a nave do palácio na noite anterior. E há mesmo cartazes gigantescos, que seriam impossíveis de não se fazerem notar. É então que a polícia chega, e os três apressam-se a fugir deles, porque, segundo a Pan, não é sensato bater nos agentes da autoridade. Fugir também não melhora a vossa situação, Pan. Não sei se sabes disso. Quem não deve, não teme; nunca ouviste falar?
Ao fim do dia, debaixo da chuva, os três decidem voltar à nave. É então que o pequeno robô começa a fazer uns ruídos estranhos. Pan tenta calá-lo com uma cotovelada, mas Trunks repara logo qual é a causa dos ruídos: ele detectou uma grande quantidade de indivíduos dirigindo-se a eles. Os três escondem-se, e rapidamente testemunham a chegada de vários veículos da polícia. Gel e Sheela estão entre eles, e a mulher ordena aos agentes para encontrarem os criminosos. O episódio termina com o trio bem escondido.

E este foi o 4º episódio de Dragon Ball GT. Um episódio nada mau, que finalmente trouxe alguma acção à história, assim como alguns inimigos mais dignos. No próximo episódio teremos a conclusão deste pequeno arco, no qual os nossos heróis confrontam Kia e testemunham o poder do seu guarda-costas mais poderoso. Fiquem por perto para o episódio "O Mais Forte! Ledgic, o Guarda-Costas!"

Sem comentários:

Enviar um comentário