Visitas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Crítica Extensiva: Dragon Ball GT - Episódio 3: Os Derradeiros Extorçores! Imegga, o Planeta dos Mercadores

Este episódio não foi mau, mas mais uma vez não se encaixou naquilo que eu considero um bom episódio de Dragon Ball. A busca pelas esferas de estrelas negras pelo universo é reminiscente dos primeiros episódios da série, com Goku, Bulma e companhia nas suas aventuras. Contudo, esta busca pelo espaço sempre me fez alguma confusão. Como raio o Radar do Dragão iria conseguir captar a energia das Dragon Balls de estrelas negras se nunca as captou antes? Como poderia a Bulma ter configurado o aparelho para as poder encontrar, sendo que nunca as viu e de certa forma não podia modificar o radar? E quão bom é o alcance do radar para ser capaz de captar as esferas pelo espaço, sabendo que o Universo é... um oceano de estrelas?

Desculpa, Claude. Não volto a fazer referências a Star Ocean.

O terceiro episódio (intitulado "Os Derradeiros Extorçores! Imegga, o Planeta dos Mercadores") começa com Trunks perseguindo a Pan pela nave para tentar recuperar a chave dos controles principais. Ela recusa-se porque devolver-lhe a chave significava voltar para a Terra, então, para tramá-lo de vez, ela... coloca deixa cair a chave no interior da roupa. Mas que patifaria, hã?
Entretanto na Terra, Bulma tenta perceber de que parte da nave veio a peça que lhe caiu aos pés no fim do episódio anterior, acabando por perceber que vinha de um dos foguetes que controla a direcção da nave. Isso alarma-a, pois sabe o que isso quer dizer. Ao mesmo tempo, Chi-Chi está a estender a roupa em casa, e fica pensativa quanto à ida de Goku e Pan ao espaço, que já tinha sido há uma semana. Então eles todos sabem que a Pan partiu para o espaço e não estão minimamente zangados nem preocupados com ela? Bela família que a pequena tem...
No espaço, Pan está irrequieta com as limpezas, e enquanto passa a esfregona pela nave, ela distribui tarefas aos outros, para grande desagrado deles. Então, sentem um forte abalo, e quando vão ver à janela, reparam num dos foguetes da nave desaparecer no espaço. Goku e Pan ficam com cara de quem não percebe nada, enquanto Trunks fica em estado de choque. Não tarda para que mais abalos e pequenas explosões comecem a sacudi-los pelo espaço, pelo que têm de fazer uma aterragem de emergência.
Acabam por ir ter ao planeta mais próximo que encontraram, aterrando numa zona deserta, sem grandes problemas. Decidem então visitar uma cidade que está por perto, encontrando um grande mercado cheio de gente. É então que, segundo um mercador, o trio está no planeta Imegga. Trunks partilha a sua ideia de ficar num hotel e preocuparem-se com o conserto da nave no dia seguinte, quando são literalmente cercados por uma multidão de mercadores que lhes vendem tudo e mais alguma coisa, sem que eles sequer se lembrem de lhes pedir o que quer que seja. Quando Trunks revela que só precisam de peças para reparar a nave, a sua situação piora, pois todos os comerciantes vendem-lhes todos os tipos de peças e equipamentos electrónicos. O pior é que nenhum dos comerciantes aceita devoluções, e os custos são exorbitantes. Quer dizer... Pelo menos penso que são exorbitantes, pois em Imegga a moeda corrente chama-se Gamets, enquanto a da Terra, no universo de Dragon Ball, é Zeni. Já agora, como conseguiram eles pagar aquilo tudo se não tinham a moeda daquele planeta? Será que é válido pagar com Zenis? Quanto é que vale 1 Gamet em Zenis? Será que estes mercadores aceitam qualquer forma de dinheiro dos outros planetas? Neste caso, se Trunks tivesse sido esperto, teria inventado uma moeda (tipo com um botão, uma folha de papel com um desenho, qualquer coisa) e dito que é a forma de pagamento da Terra. Ou apenas pagava um Zeni a cada um dos mercadores e dizia que cada moeda valia 100.000 Gamets. Depois tinham de esperar que recebessem o troco e ainda ficavam com mais dinheiro. Mas não, aposto que deixaram estourar tudo que tinham... Mas pensando bem... Quem raio leva dinheiro para uma viagem pelo espaço?

"Levem-me de volta para a Terra! Já não aguento estes plotholes"

Escapando-se dos mercadores, o trio consegue chegar a um hotel, e alugam um quarto para passar a noite. O quarto é bastante luxuoso, e os três ficam aliviados por estarem a salvo dos extorçores. A Pan aproveita para ir tomar um banho, Goku vai ver o que há para comer e Trunks deixa-se cair na cama e liga a TV, apanhando uma notícia sobre um tal de Don Kia que está a ter uma audiência com o povo. É então que Pan fica alarmada com o facto de não conseguir fechar a torneira do chuveiro. Trunks salta da cama em direcção à casa de banho, mas não consegue continuar porque uma corrente o prendeu à cama. Entretanto, Goku sai disparado da cozinha, envolto numa avalanche de comida, completamente contente. Pan revela que existe um contador junto ao chuveiro, e não tarda para que eles encontrem mais contadores... na cama, no frigorífico da cozinha, na televisão, nos candeeiros, na ventoinha, nos relógios... em basicamente tudo no quarto. Trunks quebra a corrente e os três fogem do hotel para uma noite fria e chuvosa. Pan e Goku discutem, com ela a culpá-lo de tudo o que lhes está a acontecer, com um berreiro daqueles que é de quem está a pedir por uma valente galheta. Mas ela continua a queixar-se, até que por acidente cai no interior da casa de um pobre casal de alienígenas com dois filhos. Os três acabam por se abrigar na casa, e quando o casal está prestes a explicar o porquê de toda a gente naquele planeta querer fazer dinheiro, uma equipa de robôs surge, obrigando o casal a pagar o aluguer da casa. Como eles não têm dinheiro para o fazer, os robôs começam a desmontar a casa, perante o ar perplexo do trio. É então que o casal conta-lhes o que se passa com aquele planeta. Desde que Don Kia se tornou o soberano daquele planeta, as pessoas vêm pedindo-lhe empréstimos para poder pagar os alugueres. O problema é que com as taxas altíssimas, a maior parte das pessoas tem problemas em pagar as dívidas, e por isso muitos tentam fazer tudo por tudo para ganhar dinheiro.
Os robôs terminam o seu trabalho e vão-se embora, e Goku propõe dar-lhes uma lição e devolver as coisas ao casal. Mas eles recusam, porque uma rebelião contra Don Kia levaria apenas a que este largasse o seu exército pessoal. Os três amigos ficam entristecidos com o que se passa em Imegga, e no dia seguinte, quando voltavam para a nave, Pan pergunta-se se alguma vez as pessoas daquele planeta alguma vez poderão viver decentemente. Trunks responde que mesmo que lhes custe, eles nada poderão fazer contra isso, pois cada planeta tem as suas regras. É então que Pan lembra-se de perguntar se não haveria uma Dragon Ball naquele planeta, e quando Trunks vai a conferir, uma voz metálica assusta-o, deixando cair o radar. O aparelho cai junto de um estranho robô, que não perde tempo a engoli-lo. O trio fica alarmado, e Trunks tenta recuperar o radar, mas o robô recusa-se a fazê-lo, dizendo que o aparelho servia para lhe recarregar as energias. Quando o jovem o confronta mais de perto, Pan aponta para adiante, onde a nave deles está a ser rebocada.

"Parem com isso! Isto tem cada vez menos a ver com Dragon Ball!"

O robô acaba por escapar de Trunks, e este fica indeciso sobre o que fazer: persegui-lo ou ir atrás da nave. Acaba por ir atrás do pequeno esquivo robô, e após as suas fracas tentativas de o apanhar, lá lhe consegue deitar a mão. O episódio termina com os três a mirarem a nuvem de poeira que se forma no horizonte, provocada pelo reboque da nave. Infelizmente, ir atrás deles a voar não lhes passa pela cabeça, mesmo sabendo que o podiam fazer com grande facilidade.

Este episódio encerrou o primeiro VHS que saiu cá em Portugal. Sim, cada cassete tinha apenas três episódios, e depois de os ver, confesso que a minha vontade de continuar a ver não era assim tanta. Há várias falhas na história, inconsistências impensáveis... enfim, nada que nos dê vontade de continuar. Contudo, há uma certa curiosidade em saber como eles se vão desenvencilhar, ou como vão conseguir encontrar as Dragon Balls, agora que já não têm o Radar do Dragão, e talvez seja isso que vai fazer um verdadeiro fã da série continuar a ver os episódios. Por isso acompanhem-me no próximo post, em que vou falar do episódio 4, intitulado "Procurado! Goku é um Criminoso?"

Sem comentários:

Enviar um comentário