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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Pitch Bootcamp

Não é todos os dias que temos a oportunidade de participar em iniciativas que nos proporcionem momentos de pura boa-disposição e com um elenco de anfitriões que nos trata por "tu" como se tivéssemos feito a tropa com eles. Não é todos os dias que temos a oportunidade de absorver conhecimentos, experiências, conselhos, fazer amizades, trocar contactos e sair com o cérebro a fervilhar de possibilidades e ideias a saltar que nem pipocas num tacho, junto com a vontade de procurar quem as coma. Não é todos os dias que temos a oportunidade de ir a um Pitch Bootcamp.


Para quem não sabe (tenham vergonha!), o Pitch Bootcamp é um evento criado pela empresa Spark Agency, uma agência de criatividade que se dedica ao estudo de criação de comportamentos e cultura em empresas. Basicamente, os membros desta magnífica empresa são uma equipa de motivadores, que já fizeram muitas formações e palestras, com o objectivo de ajudar as pessoas a usar o que têm para ultrapassar obstáculos. E foi com o objectivo de ajudar a criar oportunidades e ensinar a procurar trabalho, que o Pitch Bootcamp foi criado.
"Queres trabalhar e não sabes por onde começar?" é a pergunta que atinge em cheio a mente de muita gente que não sabe o que fazer ou como fazer para arranjar trabalho. E é também a pergunta que os anfitriões do Pitch Bootcamp se dedicam a responder durante os dois magníficos dias do evento. Realizado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, este evento contou com a presença de quase uma centena de participantes de várias idades, que se mostraram dispostos a aprender com a divertida equipa da Spark Agency.


O Pitch Bootcamp dura dois dias, cuidadosamente planeados com as mais variadas actividades e exercícios que nos auxiliam na procura de trabalho e como fazer para melhorar o nosso currículo e dar melhor uso às nossas capacidades. No primeiro dia apresentam-nos com uma enorme folha de papel que representa o nosso plano de negócio. À medida que o dia vai passando, vão-nos ensinando como preencher cada um dos tópicos desse plano. Usando post-its, vamos escrevendo coisas sobre nós, revelando as nossas formações, experiências profissionais e outros aspectos que achamos terem valor na nossa apresentação. Aprendemos a segmentar as áreas e/ou as empresas onde gostávamos de trabalhar, aprendemos como fazer uma forte proposta de valor, como responder a anúncios e a apresentar candidaturas, entre outras actividades que são incansavelmente apoiadas pela equipa da Spark Agency. Aprendemos também a desenvolver o nosso pitch, que é uma parte extremamente importante do segundo dia do evento. Basicamente, um pitch é uma apresentação rápida de nós, algo que não ultrapasse os dois minutos e que diga praticamente tudo sem detalhar. Isto porque no segundo dia do Pitch Bootcamp temos à nossa disposição quarenta empresas das mais variadas áreas que irão avaliar o nosso pitch. E uma boa apresentação não se foca apenas no que dizemos, mas também na forma como o dizemos. Aspectos como expressão facial, contacto visual e entusiasmo são fulcrais para que uma empresa tenha interesse no que dizemos.


O segundo dia é-nos presenteado com a presença de representantes das variadas empresas, que passam algum tempo connosco, partilhando experiências, dando conselhos e respondendo a dúvidas. Depois chega a altura dos pitchs, que é sem dúvida o momento temido por muitos. Em grupos de seis ou sete participantes, a cada um é designada uma mesa aleatoriamente, sendo essas mesas onde três a quatro representantes das empresas se encontram e nos ouvem falar durante dois minutos sem qualquer interrupção. Depois, com o tempo restante, eles vão falando connosco, fazendo perguntas ou aconselhando-nos ou mesmo respondendo a qualquer questão que tenhamos. São apenas dez minutos de conversação, e se a interacção que se cria é boa, o tempo vai saber a pouco. A meio dos pitchs há um coffee break, no qual temos a oportunidade de mais uma vez continuarmos a conversa com os empresários que nos atenderam, ou aproveitarmos para conhecermos outros com quem não estivemos à conversa antes. Tudo isto acontece durante a manhã, repetindo-se também ao longo da tarde.
O final do primeiro dia foi marcado pela presença de Rui Vilaça, administrador da empresa IRV Têxtil, que nos presenteou com um muito entusiasmado testemunho sobre mercado e negócios, assim como muitos conselhos e respondeu às mais variadas questões, sempre com um inabalável bom humor e uma contagiante boa disposição.



Em suma o que podemos dizer relativamente a esta iniciativa? Para já desengane-se quem pensa que todo o propósito de todo este evento é conseguir um emprego. O que a Spark faz com os participantes é instruí-los com dicas úteis com o propósito de não só ajudar a procurar emprego, mas também a ajudar um indivíduo a descobrir uma proposta de valor que este poderá vir a oferecer para o mercado de trabalho. Os participantes mais atentos saem de lá com uma sensação de optimismo e com uma rede de contactos mais alargada. Permite que tenhamos uma noção de como pensam as empresas: eles não querem novos empregados ou estagiários, querem sim alguém que lhes poderá ser capaz de fazer um serviço útil e acrescentar mais valor a um negócio.



Hoje em dia os jovens além de saberem como se apresentar têm que saber o que podem fazer para favorecer uma empresa assim como a si mesmos. E o Pitch Bootcamp sem dúvida que pode ajudar vários a descobrir uma proposta de valor, ou pelo menos a refletir sobre a mesma. Uma mensagem sem dúvida encorajante apesar dos tempos de crise em que vivemos atualmente.
O Pitch Bootcamp terminou por agora no Porto, mas não tarda estará a arrasar durante as próximas semanas: Braga vai receber este excelente evento nos dias 11 e 12 deste mês, seguido de Aveiro a 25 e 26. A 8 e 9 de Novembro será a vez de Coimbra, e nos dias 29 e 30, o Pitch encerrará a edição em Lisboa.
De que estás à espera? Os próximos Pitchs ainda estão para acontecer! Vais ficar parado, ou vais dar o primeiro passo num espaço que te poderá dar uma série de oportunidades promissoras?

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