Visitas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Crítica Extensiva: Dragon Ball GT - Episódio 6: Dói, não dói? Goku, o Dentista!

Bem, o que dizer sobre este episódio. Eu imaginei que os criadores desta série de alguma forma aperceberam-se que com o arco do planeta Imegga se estavam a desviar demasiado do roteiro original e então mandaram um episódio à pressa para mostrar aos espectadores que a busca pelas Dragon Balls não ficou esquecida. O resultado foi este:

O episódio começa com Goku perguntando ao pequeno robô como se chamava, e após um complicado número de série apresentado pela criatura, Trunks concorda que é necessário arranjar um nome para o novo companheiro de viagem. Não tarda para os quatro penetrem na atmosfera do planeta onde aparentemente está a primeira Dragon Ball, e após uma aterragem um tanto atribulada, Trunks revela que nunca pilotou uma nave antes, por isso ainda não sabe como aterrar direito. Ou seja, colocaram nos comandos de uma nave uma pessoa inexperiente. O que aconteceria se a nave entrasse num campo de asteróides? A inexperiência de Trunks podia custar-lhes a vida. Por que é que a Bulma não foi com eles, por exemplo? Não servia para combater, mas tinha mais capacidade para controlar a nave em segurança que o filho. Lembram-se em Dragon Ball Z quando foi preciso ir a Namek buscar as Dragon Balls de lá para ressuscitar aqueles que tinham sido mortos pelo Vegeta e o Nappa? Quem foi na viagem? O Gohan, o Krillin (por falar nele, que é feito dele nesta série?) e a Bulma. E desembaraçaram-se muito bem. Por que é que ela não podia ir com eles agora? Ia em vez do Trunks, e quem sabe até conseguiria reparar a nave sem terem de passar pelo que passaram em Imegga. Enfim...

"Estraguem-me a nave e nem sabem o que vos espera..."

Depois da aterragem numas montanhas peculiares, eles descobrem da pior maneira que esses montes são uma espécie de carapaça para uma espécie de crocodilos gigantes que habitam naquela zona. Após fugirem dali, Goku e Pan começam a explorar o local, acabando por reparar que tudo naquele planeta era gigantesco. E mais uma vez vemos Goku a comportar-se como a criança que não é, divertindo-se a montar um insecto gigante. Pan, por sua vez, fantasia-se de insecto (sabe-se lá porquê) e decide seguir um grupo de borboletas. Trunks mostra-se impaciente em encontrar a Dragon Ball e Goku diz-lhe para não se preocupar com a Pan e procurarem a esfera por eles mesmos.
Entretanto, as borboletas chegam a um campo de flores gigantescas, e Pan aproveita para descansar no interior de uma flor. Mas é então que vindas do céu, um enxame de abelhas gigantes invade o campo e captura a Pan. Claro que ela podia simplesmente libertar-se, mas ela preferiu ser levada por aquele enxame, sem saber quais as intenções das abelhas para com ela.
Trunks e Goku encontram facilmente a Dragon Ball mesmo ao pé de uma macieira. Mas quando a iam apanhar, uma maçã gigante caiu da árvore mesmo em cima da bola. Goku já estava prestes a ir tirar a maçã, quando uma ave apanha a maçã e leva-a consigo. É então que os dois descobrem alarmados que a esfera ficou encravada na maçã. E antes que se lembrassem de ir atrás da ave, contínuos tremores de terra avisam a chegada de um gigante que os assusta. A ave oferece a maçã ao gigante e ele vai-se embora, sem reparar nos nossos heróis. Ambos pensam em seguir o gigante, mas um grito feminino fá-los lembrar-se da Pan. Goku tenta confortá-lo, mas Trunks decide abandonar a busca da Dragon Ball e ir em auxílio da rapariga.

"Não se preocupem comigo. Estas simpáticas abelhas estão a
salvar-me desta série."
Entretanto, o enxame de abelhas continua a carregar Pan até uma colmeia gigante, onde a depositam mesmo no interior. Ela começa a ameaçá-las, mas apercebe-se da existência de ovos nas cavidades em redor dela. Ovos esses que começavam a mexer-se. Pan fica aterrorizada por pensar que iam sair larvas dali, quando os primeiros ovos começam a chocar e deles saem abelhinhas bebés, que encantam de imediato a rapariga.
Goku e Trunks continuam à procura de Pan, quando descobrem uma aranha gigante a aproximar-se perigosamente de uma presa envolta em teia e que lhes parecia a Pan, julgando pelas antenas que a rapariga tinha posto na cabeça para se disfarçar de insecto. Ambos lutam com a aranha e salvam a presa, acabando por descobrir que se trata de uma abelha-rainha.
Na colmeia, Pan apercebe-se finalmente que as abelhas a estão a confundir com a sua rainha e decide ir-se embora, sendo seguida pelo enxame inteiro. Durante a fuga, ela encontra-se com o gigante de há pouco, que tinha acabado de apanhar um peixe gigantesco com as mãos. É então que ela e Goku quase que vão um contra o outro quando se reencontram. Pan apercebe-se que Trunks está a carregar a abelha-rainha, e antes que pudessem explicar o que quer que fosse, são rodeados pelo enxame. Aparentemente, a presença das suas operárias faz com que a abelha-rainha recupere as suas forças e saia dali a voar, sendo seguida pelo enxame.
Com a situação resolvida, os três decidem retomar a busca pela Dragon Ball, só que o pequeno robô escolheu a melhor altura para ficar sem energia e não conseguir captar o sinal da esfera. Os três procuram por um meio de lhe recarregar a energia, mas aparentemente naquele planeta não há nada que possa servir para esse fim. Felizmente, o nariz apurado de Goku capta o cheiro a peixe assado e é assim que os três encontram-se novamente com o gigante que procuravam, a preparar o almoço junto à sua ave, dois bodes, dois passarinhos e um coelho. Descobrem então um monte de maçãs e com isso, a Dragon Ball que procuravam. Aproximam-se com cautela e Goku decide arriscar e recuperá-la, mas um dos bodes derruba a maçã, captando a atenção do gigante, que não perde tempo a comê-la inteira. Os três heróis ficam alarmados por pensarem que ele tinha engolido a esfera, e Goku brinca dizendo que agora terão de esperar até o gigante a defecar, coisa que Pan não concorda. E é quando Trunks sugere que procurem as restantes esferas e voltar àquele planeta mais tarde, um berro ensurdecedor alarma-os. O gigante agarra a bochecha direita, cheio de dores, destruindo tudo em volta e afastando os animais. Goku aproxima-se, tentando saber o que se passa, e acaba por descobrir o sucedido: a Dragon Ball estava encravada num dente do gigante. Goku arrisca-se e entra na boca do gigante e tenta a todo o custo mantê-la aberta para que Trunks recuperasse a esfera. Contudo, Trunks não consegue, assim como Goku não consegue manter a boca aberta, tendo em conta a força formidável dele. Então, como último recurso, Goku, o dentista, usa um Kamehameha e arranca o dente do gigante, aliviando-lhe a dor.

Esqueçam qualquer piada acerca de coisas que não dão
nem para a cova de um dente. Esta cena mostra o contrário.

Goku recupera a esfera e entrega o dente ao gigante, aconselhando-o a lavar sempre os dentes. De volta à nave, Pan fica maravilhada com a Dragon Ball, uma vez que ao que parece nunca viu nenhuma na vida. É então que decidem dar um nome ao pequeno robô, e Goku sugere que o chamem de Gill, uma vez que o robô tem a mania de dizer "Gill Gill" constantemente. Cá em Portugal, como a série estreou em 1998, o nome Gil até veio a calhar, porque é o nome da mascote da Expo 98, e Goku ainda faz referência a isso. E com o novo companheiro baptizado, os quatro rumam para o próximo episódio.

Pelos vistos, neste episódio, Goku descobriu uma vocação nova: dentista. Já que as artes marciais não lhe dão dinheiro (como se ele alguma vez tivesse trabalhado na vida), ele podia bem tentar a sua sorte a remover dentes estragados. A história foi muito corrida, e eu senti que foi quase como uma compensação, tendo em conta que em Imegga não havia nenhuma Dragon Ball. Com este episódio, o objectivo foi relembrado, mas mesmo assim, voltamos à sensação que isto não é Dragon Ball. É quase como um interlúdio para o que está para vir.
No próximo episódio temos uma criatura que provoca terramotos com os bigodes e ainda Trunks vestido de mulher em "Minha Querida!? A Noiva é Trunks!"